SLIDER

MachoMan Magazine: Para combater coronavírus e a homofobia na Polônia, casal gay distribui máscaras com as cores do arco-íris

Fonte: OUT Magazine

Em um movimento que não era apenas caridoso, mas corajoso, um casal gay na Polônia recentemente produziu e distribuiu centenas de máscaras faciais gratuitas em tons de arco-íris.

Jakub Kwiecinski e Dawid Mycek documentaram sua filantropia em um vídeo do YouTube, destacando o amor e a gratidão que receberam pelo equipamento de proteção pessoal com tema do Orgulho LGBTQ+. A resposta positiva foi emocionante e, francamente, surpreendente, considerando o quão hostil a Polônia tem sido historicamente (e recentemente) em relação às pessoas LGBTQ + e à igualdade queer.

Um terço dos municípios do país aprovou resoluções nos últimos anos que proíbem a "propaganda LGBT" e se declaram "pró-família". Os ativistas chamaram essas áreas, que somam uma massa de terra maior que o país da Hungria, como zonas "livres de LGBT".

As relações entre pessoas do mesmo sexo não são reconhecidas lá e as pessoas LGBTQ + são frequentemente usadas como bodes expiatórios por políticos da nação profundamente conservadora, que recebe muitas dicas da vizinha Rússia. Dois novos projetos de lei atualmente em consideração categorizam a homossexualidade como pedofilia.

Ainda assim, Kwiecinski e Mycek não demonstram receio em seu vídeo, sorrindo e conversando com pedestres curiosos em sua cidade natal, Gdansk, no norte da Polônia. Talvez alguns não estivessem familiarizados com o simbolismo das máscaras, embora muitas pessoas, especialmente mulheres jovens, participassem da "propaganda". Kwiecinski e Mycek, que fizeram as aproximadamente 300 máscaras com alguns amigos e uma máquina de costura emprestada, dizem a um homem mais velho: "É arco-íris e eu sei que você é nosso aliado". Ele responde dizendo: "Eu não sou contra". Até um oficial de segurança de aparência severa mostra gratidão aos gays. Pequenas vitórias.

Kwiecinski e Mycek fecham seu vídeo com uma declaração que resume um dos objetivos de seu empreendimento: "Estamos cansados, mas felizes, porque é legal, como se vê, o arco-íris não ofende, não infecta, mas pode proteger pessoas de uma ameaça real ".