Foto: ModCloth / Reprodução |
Quando se fala em body positive qual a primeira imagem que vem a sua cabeça? A de um cara gordo, né? Pois bem: body positive é isso também. Mas não é só isso. Body Positive também é sobre homens que vestem 40, caras que têm nariz grande, homens com suas cicatrizes, senhores com suas rugas... Enfim, isso é body positive.
Foto: Manual Image / Reprodução |
O termo “Body Positive” vem da união das palavras “corpo” e “positivo”, ou seja, trata-se da intenção de lançar um olhar positivo ao seu corpo, seja ele como for. Não é nada menos que um movimento de aceitação do corpo. Em outras palavras, podemos dizer que o body positive nada mais é que um olhar sincero e amoroso sobre o seu corpo do jeito que ele é. Gordo, magro, com estrias, sem estrias, com ou sem celulite, enfim... a ideia principal é a de que TODOS os corpos são bonitos acima de qualquer coisa.
O Movimento Body Positive estimula a valorização do melhor que temos e nos incentiva a pararmos de dar tanta importância aos defeitos. Aliás, o que são “defeitos”? E quem os enxerga?
É justamente o tipo de questionamento que o Body Positive nos traz: às vezes, o que você enxerga em alguém como defeito, é o que o faz se sentir mais lindo! Resumindo: Este movimento tem como ideia de que não importa o que a sociedade diga do seu corpo, importa, sim, o que você mesmo pensa sobre ele.
Claro que não é nada fácil esse processo de enxergar como belo aquilo que outros torcem o nariz.
1. Não se comparar às pessoas
Evitar criar comparações entre você e os outros. Isso pode colocar as pessoas em caixinhas. A verdade é que ninguém pode ser igual a alguém e, vamos combinar, ter detalhes diferentes pode ser muito interessante também.
2. Refletir sobre as próprias qualidades
Todo mundo tem defeitos, mas que tal inverter a ordem e fazer uma lista com as qualidades? Procure identificar as suas características positivas e passe a valorizá-las. Isso pode fazer valer aquele ditado de que, para os outros nos acharem bonitos, temos de nos acharmos maravilhosos primeiro.
3. Repensar amizades tóxicas
Seus amigos procuram defeitos em você? Criticam suas roupas? Opinam sobre seu corpo e te fazem pensar que há algo de errado contigo? Provavelmente, há algo de errado com suas amizades, isso sim! Mantenha por perto as pessoas que te incentivam a ser como você quiser. Além de dar um up na autoestima, será mais fácil identificar suas qualidades com pessoas positivas por perto.
4. Dizer não ao discurso de ódio
Contra os outros e contra você mesmo! Para começar a enxergar sua beleza, tente enxergar a beleza dos outros também. Você vai notar como qualquer pessoa pode ter algo de bom para oferecer e que pode haver beleza em tudo!
5. Evitar seguir perfis que exibem o padrão vigente
Isso pode trazer danos à autoestima. É muito fácil colocarmos defeitos no nosso corpo quando tudo o que enxergamos se encaixa no padrão. Isso complementa a primeira dica, já que as comparações com outras pessoas podem impedir que sejamos o que queremos ser.
6. Seguir perfis de Body Positives
Que tal seguir mais pessoas que te inspiram a se aceitar? Há muitas caras Body Positives nas redes sociais que podem te incentivar a se sentir lindo.
Colocando essas dicas em prática, você estará próxima de aderir ao Body Positive e, com certeza, isso trará somente benefícios.
E para finalizar não podemos deixar de dizer que as nossas festas, MachoMan Club, XXXScape e Gentileza Gera Gentileza, tem o movimento Body Positive como regra. Em nossas festas nós valorizamos todos como são. Quem já foi em uma de nossas festas sabe bem disso, pedimos sempre para que deixem o carão e o preconceito do lado de fora e venham abertos para serem felizes e gozar muito sendo quem são. Temos orgulho de sermos assim, com certeza essa é uma das marcas do sucesso das nossas festas, aliados ao nosso bem receber, bem atender, simpatia, preocupação com o cliente, entre tantos bons atributos que fazemos questão de priorizar. #AmeSeuCorpo