Para quem é amante do tipo ursino deve adorar a moda, que parece ter vindo para ficar, dos homens cultivarem suas barbas e ostentarem seus pelos faciais. O fotógrafo Joseph D.R. Oleary explorou esse filão em uma exposição intitulada “Of Beards and Men” (De Barbas e Homens), um trabalho que analisa a relação complicada entre um homem, sua barba e sua identidade. O resultado desse trabalho foi um livro de mesmo nome.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
O projeto nasceu enquanto Joe olhava retratos antigos e percebeu que ao longo das décadas, barbas entraram e saíram fora de moda. Examinando a sociedade atual, Joe viu que barbas estão "na moda", mas são "restritas." "Raramente você vê um homem de barba em um cargo público", observa Joe "ainda mais raro um apresentador de barba no noticiário. E, quando foi a última presidente barbudo eleito? "(Benjamin Harrison 1889-93).
Com “Of Beards and Men” Joe vê a si mesmo como a criação de um registro visual de masculinidade nos anos 2012-2013. Ele usou seus temas e explorou a ideia de pelos faciais como uma forma de criatividade, auto-expressão, e talvez um toque de rebeldia.
“Você vê, barbas são muitas vezes uma forma de ‘pavão’ de um homem masculino, viril e individual. Vejo homens empurrando seus próprios limites para definir quem eles são como indivíduos e para criar personas em reação a estereótipos e expectativas do sexo masculino", diz Joe.
Oleary fotografou 125 homens, ao longo de 18 meses e as fotografias exploram as paixões, personalidade, o universo de cada um,.muitos deles nunca tinham feito uma sessão de fotos, o resultado foi uma série de homens com aparências bem diversas.
O Livro traz uma entrevista, três ensaios, 150 fotos em 212 páginas e teve uma tiragem limitada de 1250 cópias.
Fotos: Joseph D.R. Oleary
A redação